Orientação educacional


O CAOE – Centro de Avaliação e Orientação Educacional
– fundamenta-se na experiência e no trabalho psicopedagógico desenvolvido por sua fundadora, Regina Lucia Franco Fernandes, psicóloga, especialista em psicopedagogia, psicologia educacional e escolar, psicoprofilaxia e desenvolvimento, orientação de estudos e neuropsicologia.
Atende e acompanha educandos do Ensino Fundamental e Médio, provenientes de várias instituições de ensino. Sua equipe orienta e desenvolve atividades que proporcionam o prazer em aprender, possibilitando ao aprendiz ser o construtor de seu conhecimento.

Mais do que um simples reforço escolar, o CAOE integra ao seu trabalho a família, a escola e demais profissionais envolvidos no atendimento ao aprendiz, de maneira a favorecer o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima de seus educandos.

Tem como objetivo tornar o educando autônomo e construtor de seu próprio conhecimento, não apenas um cumpridor de tarefas. Dentro desse projeto, um enfoque especial sobre hábitos adequados de estudo é primordial, com ênfase na organização, na relação entre trabalhos escolares e seu tempo de execução, privilegiando os métodos de estudo e o suporte às necessidades específicas de cada educando. A equipe do CAOE trabalha em parceria com educandos, educadores, família e escola, alicerçando o estudo como hábito diário e sistemático.
Destina-se a educandos que apresentam uma defasagem entre sua idade e a série de estudos na escola regular. Esta proposta visa recuperar a escolaridade, trabalhando os conteúdos programáticos para a conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, personalizando este atendimento às necessidades do educando.
Projeto que acolhe pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade de convivência no ambiente escolar. Sempre considerando a relação entre a pessoa e o meio social em que ela vive, o CAOE propõe um atendimento que possibilita a cada educando o conhecimento de si e de seu modo de inserção no meio social, de modo que ele possa desenvolver recursos pessoais e sociais que lhe permitam integrar-se favoravelmente em seu ambiente. Esse trabalho é realizado em parceria com a escola, com a família e com outros profissionais que porventura atendam esse educando.
Proposta de atendimento em orientação de estudos que auxilia no desenvolvimento de hábitos adequados para a formação acadêmica, com ênfase na organização, nos métodos de estudo e pesquisa, na relação entre o programa curricular e seu tempo de execução e no suporte às necessidades específicas na elaboração de textos acadêmicos.